Nesta última quinta-feira (24), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), teve um encontro com os ex-ministros Carlos Minc, Izabella Teixeira, Sarney Filho e José Carlos Carvalho, que integraram a pasta do Meio Ambiente nos governos FHC (PSDB), Lula (PT), Dilma (PT) e Temer (MDB).

Eles fazem parte de um fórum de 9 ex-ministros que busca cooperar em debates no Congresso Nacional sobre temas sensíveis como mineração em terras indígenas, licenciamento ambiental e regularização fundiária.

“Os ex-ministros vieram pontuar questões relativas ao meio ambiente que são, obviamente, uma pauta importante hoje do Senado Federal e do Congresso Nacional. Quero dizer, e disse isso a eles, que é muito interessante esse fórum que congrega ex-ministros de Estado dessa área de diversos governos, desde o governo do presidente Collor até o último governo, e todos no objetivo de contribuir para essa pauta do meio ambiente no Brasil”, afirmou Pacheco.

Na reunião, também esteve presente o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Para o presidente do Senado, um grande desafio para o país é conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Ele defendeu a modernização da legislação de licenciamento ambiental e disse que o Parlamento está tratando de temas como a liberação de agrotóxicos, a regularização fundiária e a mineração em terras indígenas.

O ex-ministro Carlos Minc, que comandou a pasta ambiental durante o segundo mandato de Lula, agradeceu o convite e afirmou acreditar que seus apelos devem ser acatados.

“Achamos que o nosso apelo caiu em ouvido receptivo. Nós representamos mais de 30 anos de gestão ambiental no Brasil”, disse Minc, ressaltando que a cúpula reúne, ao todo, 9 ex-ministros do Meio Ambiente.

Pacheco pediu ao ex-ministros que estudem cada projeto em tramitação no Congresso relacionado ao meio ambiente e apresentem sugestões de melhorias e alterações.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.