Através de uma nota oficial, a Casa Branca informou que os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, terão uma reunião virtual nesta sexta (18), às 10h [horário de Brasília], para falar sobre a guerra na Ucrânia e “outras questões de interesse mútuo”.

Conforme noticiado pelo Conexão Política, os americanos advertiram os chineses que haveria consequências se o país comunista ajudasse a Rússia no conflito. Moscou e Pequim, no entanto, negaram essa intenção, classificando a ideia como “desinformação”.

A última conversa entre os dois líderes das duas principais potências mundiais foi em novembro do ano passado. Na mesma linha do encontro virtual entre os mandatários, marcado para hoje, representantes diplomáticos dos dois países estiveram reunidos em Roma, na Itália, na última segunda-feira (14).

Autoridades dos EUA acreditam que o diálogo será considerado “duro”, com Biden pressionando Xi a não fornecer apoio militar ou econômico a Putin.

Nesta semana, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, afirmou que seu país conta com o regime chinês para ajudá-lo a resistir ao “golpe das sanções” do Ocidente.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.